Viagora

PRF apreende mais de 50 m³ de madeira transportada ilegalmente no Piauí

Conforme informações da PRF, as madeiras foram apreendidas em Parnaíba e Valença do Piauí sem a devida licença válida.

No último domingo (25), duas grandes cargas de madeira foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Parnaíba e Valença do Piauí. O material era transportado ilegalmente sem a devida licença válida emitida por autoridade compete, o que configurou em crime ambiental.

De acordo com a PRF, o primeiro caso aconteceu em Parnaíba, quando as equipes abordaram um caminhão que transportava 19 m³ de madeira nativa serrada. O condutor de 34 anos apresentou documentação não condizente com o veículo original, alegando que ele havia sofrido um acidente e que a carga foi transportada para outro caminhão.

Foto: Divulgação/ PRFPRF apreende mais de 50 m³ de madeira transportada ilegalmente no Piauí
PRF apreende mais de 50 m³ de madeira transportada ilegalmente no Piauí

Porém, os policiais consideraram o transporte irregular e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi assinado. O caminhoneiro se comprometeu a comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal de Parnaíba.

O segundo caminhão, acoplado a um semirreboque, transportava 33 m³ de madeira serrada e foi abordado em Valença do Piauí, às 16h. A PRF constatou, a partir de análise amostral, que as espécies embarcadas não estavam declaradas na documentação.

Com isso, o condutor de 57 anos assinou TCO e vai se apresentar em audiência. Além disso, três empresas devem ser responsabilizadas por indícios de participação em um esquema de fraude documental.  

Os veículos abordados estão retidos no pátio contratado pela PRF, à espera das medidas cabíveis adotadas pelo órgão ambiental.

Mais conteúdo sobre:

Polícia Rodoviária Federal - PRF

Facebook
Veja também