Viagora

Sejus-PI fornece 2 mil kits para pessoas em vulnerabilidade social

Conforme a Sejus-PI, os itens que compõem o kit são roupas, calçados e órios destinados ao próprio sistema Penitenciário.

Na última sexta-feira (23), o projeto Descaracteriza em Ação, uma parceria da Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus-PI) e a Receita Federal, forneceu 2 mil kits para pessoas em vulnerabilidade social. A ação ocorreu na Penitenciária Feminina de Teresina e na Penitenciária Mista de Parnaíba.

Conforme a Sejus-PI, os itens que compõem o kit são roupas, calçados e órios destinados ao próprio sistema Penitenciário, bem como à Secretaria da Assistência Social (Sasc), à Prefeitura de Teresina e ao Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada (Apec).

Foto: Divulgação/ Sejus-PISejus e Receita Federal entregam 2 mil kts para pessoas em vulnerabilidade social
Sejus e Receita Federal entregam 2 mil kts para pessoas em vulnerabilidade social

O delegado da Receita Federal, André Luiz, explicou o propósito do projeto no qual os próprios detentos ajudam a descaracterizar os produtos apreendidos pela Receita Federal.

“A partir do momento em que nós instituímos essa parceria com a Sejus, nós vislumbramos a possibilidade de reaproveitamento efetivo de todo esse material através do trabalho dos detentos. Com esse trabalho, eles reduzem as penas e se beneficiam porque vão poder utilizar essas vestimentas quando tiverem o alvará de soltura. Parte são destinadas às famílias de detentos, algumas outras famílias em situação de vulnerabilidade também são beneficiadas com o trabalho desses detentos, e isso contempla o nosso programa de cidadania e educação fiscal e contribui com a finalidade do Estado de manutenção e istração do sistema prisional", disse o Delegado da Receita Federal, André Luiz.

A Diretora de Humanização da Sejus, Geusélia Cavalcante, destacou o papel social desse trabalho e a importância da parceria com a Receita Federal, que ajuda a garantir vagas de trabalho na penitenciária.

“As pessoas que trabalham no projeto são conscientizadas, a gente leva a explicação da função social do trabalho delas, para quem esses objetos am a ser destinados. A Receita oportuniza a Sejus a abrir vagas de trabalho no sistema Penitenciário. Essas pessoas têm a oportunidade de remir a pena a cada três dias de trabalho. É possível ver a gratidão das pessoas que desenvolvem esse trabalho”, comentou a Diretora de Humanização da Sejus, Geusélia Cavalcante.

Facebook
Veja também