Deputada Bárbara do Firmino apresenta projeto para secretário de segurança
A proposta, ainda em fase de minuta, sugere a obrigatoriedade de que todos os provedores de internet que operam no estado configurem o CGNAT.
Na manhã dessa quarta-feira (31), a Deputada Estadual Bárbara do Firmino se reuniu com o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, para discutir um projeto de lei que visa aumentar a segurança no ambiente digital do Piauí.
A proposta, ainda em fase de minuta, sugere a obrigatoriedade de que todos os provedores de internet que operam no estado configurem o CGNAT (Carrier Grade Network Address Translation), permitindo a identificação dos usuários por meio do protocolo IPv4.

Além dessa configuração, o projeto de lei também prevê que os provedores disponibilizem um canal exclusivo para atendimento de requisições policiais, garantindo maior agilidade no atendimento às demandas das forças de segurança.
Segundo a deputada Bárbara do Firmino essa é uma medida inédita no Brasil e visa coibir a prática de crimes digitais, como estelionato e pornografia infantil, que têm aumentado significativamente no ambiente online.
“Queremos proporcionar uma rede mais segura para os cidadãos piauienses e dar às autoridades ferramentas mais eficazes para investigar crimes cometidos no meio digital”, afirmou a Deputada.
O Secretário de Segurança, Chico Lucas, demonstrou apoio ao projeto, ressaltando que a proposta representa um importante avanço para o combate ao crime cibernético no Piauí, ao estabelecer padrões que permitem identificar a autoria de práticas ilícitas realizadas por meio da internet.
“A iniciativa promete fortalecer a capacidade de atuação da polícia no âmbito digital, criando um ambiente cibernético mais seguro e proporcionando proteção aos usuários que am a internet no estado”, pontou o gestor.
-
Estádio Lindolfo Monteiro a por limpeza em Teresina
A ação prepara o espaço para receber próximos eventos esportivos em Teresina -
Vendedores da praça de alimentação do Shopping da Cidade reclamam de baixa nas vendas
O espaço reúne pequenos comerciantes que apostam em pratos típicos como ada, sarapatel, dentro outros. -
Homem é condenado a 25 anos de prisão por matar esposa a facadas em Teresina
O acusado matou a vítima com 22 facadas em 2019 no bairro Socopo, na zona Leste de Teresina. -
Sancionada lei que cria fundo de reparação às vítimas de crimes no Piauí
O projeto de lei visa garantir assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas de crimes cometidos com violência. -
Rafael Fonteles transmite cargo ao vice-governador e embarca para Oriente Médio
Rafael Fonteles explicou que vai integrar a comitiva como presidente do Consórcio Nordeste junto a governadores e vice-governadores dos outros oito estados da região.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir