Bombeiros orientam banhistas sobre cuidados essenciais no fim de ano no Piauí
Segundo os relatórios do CBMEPI, a maior parte das ocorrências está relacionada ao desrespeito às normas de segurança
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) reforça a importância dos cuidados necessários para evitar tragédias durante os momentos de lazer em piscinas, balneários, praias, lagos e lagoas. Até o momento, em 2024, foram registradas 24 mortes por afogamento no estado, enquanto, em todo o ano de 2023, foram contabilizados 42 óbitos.
Segundo os relatórios do CBMEPI, a maior parte das ocorrências está relacionada ao desrespeito às normas de segurança impostas pelos Grupamentos de Busca e Salvamento e pelos Salva-Vidas. Essa imprudência, somada ao aumento da procura por banhos em ambientes aquáticos em virtude do calor intenso, amplia os riscos de afogamentos. Casos recentes no litoral do Piauí ressaltam a urgência de redobrar a cautela. Em um intervalo de apenas 72 horas, dois afogamentos marcaram profundamente a população. Na Praia do Arrombado, em Luís Correia, pai e filho foram tragicamente arrastados pela força da maré, um triste lembrete dos perigos das correntes marítimas e dos ventos intensos que caracterizam a região.
O Tenente Pedro Bento, bombeiro militar, com uma vasta experiência em resgates, alerta sobre os principais cuidados para prevenir tragédias, enfatizando que é primordial respeitar as medidas de segurança, principalmente em locais desconhecidos, seguindo à risca as placas de sinalização. “Evite nadar em áreas desconhecidas, saltar de locais elevados, deixar crianças sozinhas na água e, sobretudo, nadar após consumir bebidas alcoólicas. Esses cuidados básicos fazem toda a diferença para garantir um eio seguro", alertou o militar.
Conforme os dados do CBMEPI, a maioria das vítimas de afogamentos no estado são turistas ou pessoas que visitam os locais pela primeira vez. Municípios com açudes, barragens e praias apresentam índices alarmantes de óbitos relacionados aos atrativos aquáticos. O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí também destacou que, diante desse cenário, suas operações no litoral e nas áreas de maior fluxo de banhistas, especialmente durante o final do ano, serão intensificadas. Guarnições estarão em alerta nas praias mais movimentadas, enquanto os Grupamentos de Busca e Salvamento implementam estratégias de vigilância e ações de conscientização, buscando minimizar os riscos e garantir a segurança de todos.
Ainda de acordo com o Tenente Pedro Bento, o planejamento visa considerar as peculiaridades de cada região do estado, marcando presença constante nas áreas de risco. “ Realizamos ações preventivas com banhistas, turistas e comerciantes, sempre visando à segurança e preservação de vidas”, destacou.
Por: Maria Fernanda Rios
-
Comitê da prefeitura discute sobre metas do Plano da Primeira Infância em Teresina
Esse plano tem vigência até 2032 e foca em ações integradas para promoção da saúde, educação e assistência social. -
Alepi vai discutir sobre casos de feminicídio no Piauí em audiência pública
A audiência foi uma demanda requerida pela presidente da Comissão, deputada Elisângela Moura (PCdoB), e pela colega de bancada Gracinha Mão Santa (Progressistas). -
Esperantina vai testar novo sistema de alerta da Defesa Civil
A ferramenta, que já opera nos estados do Sul e Sudeste, tem lançamento previsto para o dia 7 de junho no Nordeste. -
CIEPI empossa nova diretoria para triênio 2025-2028 em cerimônia nesta terça
O industrial Marcelo Medeiros assume a presidência com foco em inovação, qualificação e interiorização da indústria piauiense. -
CCJ da Alepi aprova revisão territorial de nove municípios
As propostas seguem para análise na Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir