Polícia Federal deflagra operação contra desvio de recursos da assistência social no Piauí
A investigação aponta envolvimento de agentes públicos e empresários de Jardim do Mulato em esquema de corrupção e lavagem de dinheiroA Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (27), a Operação Conflictus, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos no município de Jardim do Mulato, no Piauí. Os valores desviados têm origem no Fundo de Assistência Social e no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
De acordo com a polícia, ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Teresina e Jardim do Mulato. As medidas cautelares foram expedidas pela Vara Federal de Floriano e fazem parte do esforço da PF para aprofundar as investigações.
Segundo informações da Polícia Federal, o esquema envolvia agentes públicos e empresários locais, com movimentações financeiras atípicas entre uma empresa contratada pela prefeitura e o fiscal responsável pelos contratos. Há indícios de que os rees serviam para o pagamento de propinas a servidores e agentes políticos.
Conforme a polícia, as irregularidades investigadas teriam ocorrido entre 2021 e 2024. Os crimes apurados incluem desvio de recursos públicos, corrupção ativa e iva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A operação visa interromper a prática ilícita, recolher provas que reforcem a apuração e identificar todos os envolvidos, tanto do setor público quanto da iniciativa privada.