{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/pi/piaui/noticia/2025/5/27/esperantina-sera-uma-das-cidades-do-piaui-a-testar-o-novo-sistema-de-alerta-da-defesa-civil-121437.html" }, "headline": "Esperantina será uma das cidades do Piauí a testar o novo sistema de alerta da Defesa Civil", "image": [ "/media/images/2025/05/27/novo-sistema-de-alerta-da-defesa-civil.jpeg.1200x0_q85_crop-top.webp" ], "datePublished": "2025-05-27", "dateModified": "2025-05-27", "author": { }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Viagora", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/images/amp_viagora_vermelha.png" } } }

Esperantina será uma das cidades do Piauí a testar o novo sistema de alerta da Defesa Civil

A ferramenta, que já opera nos estados do Sul e Sudeste, tem lançamento previsto para o dia 7 de junho no Nordeste.

O Piauí receberá, no dia 7 de junho, o novo sistema de alerta da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta. A ferramenta, que opera nos estados do Sul e Sudeste, já enviou um total de 360 alertas desde dezembro do ano ado e será lançada simultaneamente em todo o Nordeste, ampliando a cobertura e reforçando a segurança da população em situações de risco. No Piauí, inicialmente, o disparo foi feito em 4 cidades: Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí.

A Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia cell broadcast para o envio de mensagens de emergência via telefonia celular. Diferentemente do modelo anterior, que exigia cadastro prévio via SMS, o novo sistema enviará mensagens automáticas para todos os celulares conectados às redes 4G e 5G dentro de áreas de risco. Os alertas aparecerão na tela dos aparelhos como pop-ups, acompanhados de um sinal sonoro, mesmo que o celular esteja no modo silencioso.

Foto: Divulgação/ Ascom
Novo sistema de alerta da Defesa Civil

Geolocalização

A tecnologia do sistema utiliza a geolocalização das estações rádio base (ERBs) das operadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, TIM e Vivo) para garantir que apenas as pessoas localizadas em áreas afetadas recebam os alertas.

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), Werton Costa, a ferramenta garante informações ágeis e precisas para a população, ajudando na prevenção e na redução dos impactos de desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e vendavais.

Mais conteúdo sobre:

Esperantina

Piauí

Prefeitura de Esperantina

Veja também