{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/pi/piaui/noticia/2025/5/10/instituto-de-cidadania-digital-participa-da-3a-semana-nacional-do-registre-se-em-teresina-121149.html" }, "headline": "Instituto de Cidadania Digital participa da 3ª Semana nacional do registre-se em Teresina", "image": [ "/media/images/2025/05/09/instituto-cidadania-digital.jpg.1200x0_q85_crop-top.webp" ], "datePublished": "2025-05-10", "dateModified": "2025-05-10", "author": { }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Viagora", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/images/amp_viagora_vermelha.png" } } }

Instituto de Cidadania Digital participa da 3ª Semana nacional do registre-se em Teresina

A ação de cidadania garante emissão gratuita de documentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Entre os dias 12 e 16 de maio, o Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, vinculado a Secretaria de Segurança Publica do Piauí, participará da 3ª edição da Semana Nacional do Registre-se, promovida pelo concelho Nacional de Justiça (CNJ). Em Teresina, os atendimentos acontecerão das 8h às 12h, no prédio histórico do Tribunal de Justiça do Estado.

A iniciativa realizada simultaneamente em todas as capitais brasileiras, tem como foco principal garantir o o a documentação civil básica para pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente a emissão da certidão de nascimento que é considerado o primeiro o para o exercício da cidadania.

Foto: Divulgação
Instituto cidadania digital

Durante a ação, também serão oferecidos, de forma gratuita, serviços como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e o Cadastro Pessoal Físico (F). A primeira via da CIN, assim como a substituição do antigo RG pelo novo modelo nacional, não terá custo para o cidadão.

Para ser atendido, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento atualizada (com selo de verificação e numero de matrícula), F e comprovante de endereço. Caso o cidadão ainda não possua o F, o numero será gerado no momento da emissão do novo documento de identidade.

De acordo com o superintendente do instituto de cidadania digital, Marcelo Mascarenha, a iniciativa é essencial para fortalecer o o da população aos direitos fundamentais. ‘’A carteira de identidade é a porta de entrada para os serviços do governo. Facilitar sua emissão e levar o serviço mais perto da população é essencial para garantir o o às políticas públicas”, ressaltou.

Por: Islanne Rocha

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

SSP-PI

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Veja também