{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/pi/piaui/noticia/2025/4/14/principal-estrategia-do-pt-e-a-reeleicao-de-lula-e-rafael-diz-dudu-120721.html" }, "headline": "Principal estratégia do PT é a reeleição de Lula e Rafael, diz Dudu", "image": [ "/media/images/2024/06/18/edson-melo.png.1200x0_q85_crop-top.webp" ], "datePublished": "2025-04-14", "dateModified": "2025-04-14", "author": [ { "@type": "Person", "name": "Letícia Dutra", "url": "/jornalista/leticia-dutra/" } ], "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Viagora", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/images/amp_viagora_vermelha.png" } } }

Principal estratégia do PT é a reeleição de Lula e Rafael, diz Dudu

Dudu enfatizou que ao contrário de Lula, a popularidade de Rafael Fonteles tem sido satisfatória, embora não seja sinônimo de reeleição.

O vereador Dudu Borges, candidato à presidência estadual do PT,defendeu duas estratégias principais do partido: a reeleição do presidente Lula e do governador Rafael Fonteles. O parlamentar afirmou ao Viagora que a popularidade do presidente tem caído e isso preocupa a sigla, por isso a necessidade de trabalhar nesse ime.

Dudu enfatizou que ao contrário de Lula, a popularidade de Rafael Fonteles tem sido satisfatória, embora não seja sinônimo de reeleição garantida.

“Eu defendo a tese de que a estratégia número um do PT é a reeleição do Lula. A popularidade de Lula caiu no Nordeste, e o Piauí é o estado mais lulista do Brasil, por isso precisamos manter e aumentar. Também precisamos garantir a reeleição do governador Rafael. Estamos vendo movimentações de todos os partidos da base em relação ao governo do estado, então não tem nada ganho também da eleição do Rafael. O fato dele estar bem na popularidade não significa dizer que ele está eleito”, pontuou.

Foto: Viagora
Vereador Dudu

Além disso, para o melhor desenvolvimento do partido, o petista enfatizou que a legenda precisa de uma liderança focada exclusivamente na condução política sem envolvimento direto em disputas eleitorais.

“Eu estou defendendo inclusive que o próximo presidente não seja candidato ou nada para ele ter lisura, empenho e altivez para fazer o debate. Eu não acredito que um candidato a deputado estadual ou federal vá conduzir o PT olhando para todos os lados com tempo necessário”, enfatizou.

Outro ponto central da estratégia deve ser ampliar a bancada a nível federal e estadual. O vereador explicou que o governador tem dialogado com todos as siglas em busca de um entendimento para definir a melhor estratégia de chapa.

“A bancada do PT tem que trabalhar para ampliar a estadual, federal e se estratégia for a gente ter candidato a senador,que o PT tenha também essa altivez. O governador Rafael está dialogando com toda a base do governo com o MDB, PSD, PDT, e todos os outros. No PT é a gente que tem que conduzir esse processo e a melhor estratégia, se a melhor for a senatória que assim seja”, explicou. 

Dudu ainda destacou as dificuldades enfrentadas por Lula no Congresso Nacional e a importância de aumentar a presença petista no Senado Federal.

“O Lula tem apanhado muito no congresso e a Casa que modera ali o Congresso é o Senado, por isso que ele até disse brincando que prefere perder dois governadores do que perder um senador. Então é uma estratégia correta, por isso que o presidente do PT tem que  estar livre, leve e solto para defender os interesses do partido e não ser conduzido pelos interesses de uma eleição”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Dudu

Partido dos Trabalhadores - PT

Veja também