{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/pi/piaui/noticia/2025/2/22/projeto-vigia-desenvolve-viatura-inteligente-para-reforcar-policiamento-no-piaui-119788.html" }, "headline": "Projeto “Vigia” desenvolve viatura inteligente para reforçar policiamento no Piauí", "image": [ "/media/images/2025/02/21/projeto-vigia-desenvolve-viatura-inteligente-para-reforcar.jpeg.1200x0_q85_crop-top.webp" ], "datePublished": "2025-02-22", "dateModified": "2025-02-22", "author": [ { "@type": "Person", "name": "Gisele Silva", "url": "/jornalista/gisele-silva/" } ], "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Viagora", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/images/amp_viagora_vermelha.png" } } }

Projeto “Vigia” desenvolve viatura inteligente para reforçar policiamento no Piauí

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o sistema integra câmeras conectadas às bases de dados da segurança pública, permitindo o reconhecimento rápido de placas, rostos e objetos.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), está desenvolvendo o Projeto “Vigia”, uma viatura inteligente equipada com tecnologias avançadas, como inteligência artificial, internet das coisas e visão computacional.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o sistema integra câmeras conectadas às bases de dados da segurança pública, permitindo o reconhecimento rápido de placas, rostos e objetos. Com isso, a tecnologia possibilita a recuperação mais ágil de veículos roubados e a identificação de suspeitos, tornando a atuação policial mais eficiente.

Foto: Divulgação/ Secretaria de Segurança Pública
Projeto “Vigia” desenvolve viatura inteligente para reforçar policiamento no Piauí.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou a eficiência do sistema e o uso de equipamentos de baixo custo. “Estamos trabalhando com hardware ível. Para se ter uma ideia, essa câmera específica que adquirimos custou R$ 48, mas, em grande escala, pode ser adquirida por R$ 13. Além disso, o sistema já está operando, consultando bases de dados em tempo real”, declarou o secretário.

Conforme a Secretaria, a fase de testes será essencial para aprimorar a tecnologia antes de sua expansão para todo o estado. O objetivo é tornar o policiamento mais moderno e eficaz, reforçando a segurança da população piauiense.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Centro Integrado de Segurança Pública do Piauí

Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP

Centro de Teresina

Veja também